Nesse artigo vamos explicar onde você pode carregar um carro elétrico!
Sabemos que depois da dúvida do “vale a pena comprar um carro elétrico, ou não?”, uma das principais questões pendentes é sobre como e onde carregar o carro.
Afinal, simplificando, o carro elétrico não é muito diferente de um celular. Quando a bateria acaba, ele precisa de carga. Então, onde você conseguiria fazer isso?
Antes de continuarmos existem alguns tópicos que precisamos explicar…
- Primeiro, saiba como é dirigir um carro elétrico
- Diferença entre carro elétrico e carro “normal”
- Preste atenção nisso aqui:
- Tipos de carregadores para veículos elétricos
- Como encontrar pontos de recarga para seu carro elétrico
- Quanto custa carregar carros elétricos no posto?
- Mas e aí? Quanto custa o km de um carro elétrico?
- Cenário nacional
- É vantajoso ter um carregador em casa?
- Locais com Ponto de Recarga
- Conclusão
Table of Contents
TogglePrimeiro, saiba como é dirigir um carro elétrico
Já vamos mostrar as grandes vantagens que existem por trás de escolher um carro elétrico. Lá na frente, também vamos falar sobre a performance que esse tipo de veículo possui.
Mas, do ponto de vista prático, a direção de um carro elétrico tem poucas alterações, em relação a um veículo comum.
Diferença entre carro elétrico e carro “normal”
Precisamos começar dizendo que: independente do carro que você se acostumou a dirigir, o carro elétrico é mais vantajoso.
Afirmamos e podemos provar! Conheça as 4 vantagens de dirigir um veículo elétrico :
Carro elétrico pode proporcionar desconto no IPTU
É exatamente o que você leu. O IPTU de carros elétricos tem desconto. Olha só essa manchete do Auto Esporte:
Como foi dito em nosso texto sobre Veículos Elétricos, em alguns estados brasileiros os carros elétricos e híbridos são totalmente isentos de IPVA (e parcialmente isentos em outros).
Além disso, para estimular a compra desses modelos, o governo da cidade de São Paulo anunciou que veículos elétricos abaixo de R$150 mil, vão ganhar um desconto no IPTU.
Essa dedução faz parte de um Decreto Municipal que entrará na lei 17.563/2021, permitindo que parte do valor do IPVA do carro elétrico possa ser convertido em crédito para o pagamento do IPTU.
Você gasta menos com combustível
Mais pra frente, aqui no artigo, vamos colocar os valores na ponta do lápis para você. Mas, por hora, saiba que essa é uma super vantagem de se ter um carro elétrico.
Um dos fatores por trás disso é a alta eficiência do motor elétrico frente ao de combustão.
Enquanto o motor a combustão converte cerca de 30% do combustível em movimento, o motor elétrico consegue converter cerca de 90% da energia elétrica em movimento para o automóvel.
Em outras palavras, quanto mais eficiente o motor, menor a quantidade de combustível para locomoção.
Menor necessidade de manutenção
Os motores elétricos são compostos por um número muito menor de peças móveis o que, logicamente, resulta em menos partes que podem ser danificadas.
Troca de óleos e fluidos, velas, correias e pequenas partes móveis acabam sendo dispensáveis nos carros elétricos. Isso significa que você vai gastar menos dinheiro com um mecânico e as revisões serão mais espaçadas.
Melhor performance
Além de trazerem uma sensação prazerosa na direção, os veículos elétricos também apresentam uma performance única.
Isso porque ele não apresenta aquele “balanço” a cada troca de marcha. Basta apertar o acelerador de um carro elétrico para que ele te leve suavemente até a velocidade desejada.
Seu mecanismo é muito similar à transmissão automática, que aumenta a velocidade do carro de forma linear. Assim, você pode dar um descanso ao seu pé de embreagem.
Sua performance também é melhor, devido à aceleração instantânea.
Diferente do carro a combustão, que apresenta um atraso de resposta na pisada do acelerador, o motor do carro elétrico entrega a potência de forma imediata ao motorista.
Além disso, quando o motor desacelera, ainda pode regenerar a energia que seria perdida para alimentar a bateria, garantindo mais autonomia.
Você ajuda o meio ambiente
Ao pensar num carro elétrico, automaticamente, o relacionamos com a menor queima de combustíveis, menor emissão de CO2 na atmosfera, maior uso de fontes renováveis e assim por diante.
Então definitivamente, ter um carro elétrico faz de você alguém mais responsável quando o assunto é emissão de gases poluentes.
Além disso, se o lugar onde você carrega seu carro usa energia limpa, você ainda sai na frente em relação a iniciativas sustentáveis.
Preste atenção nisso aqui:
Antes de mais nada, assim como em carros a combustão em que você precisa garantir que o tanque tenha gasolina, com um carro elétrico é preciso que a bateria tenha energia suficiente para suas viagens.
Ter esse cuidado não é novidade.
Afinal, a preparação para uma viagem já é algo que fazemos naturalmente, você só precisa estender esse olhar de cuidado para o elétrico.
O outro ponto de atenção é com a compatibilidade do plugue do veículo com os conectores de carregadores espalhados pela cidade e estradas.
Antes de sair de casa para trabalhar ou viajar, é importante fazer uma pesquisa de quais eletropostos você poderá usar ao longo do caminho e conferir o tipo de conector do equipamento disponível.
A Tupinambá pode te ajudar nessa missão! Baixe o app Tupinambá e localize os pontos de recarga mais próximos dos lugares por onde você vai passar.
Agora você já deve estar ansioso para saber onde carregar seu carro elétrico.
Mas antes, vamos relembrar os tipos de carregadores que você pode encontrar, pois essa informação influenciará no momento da recarga.
Tipos de carregadores para veículos elétricos
Aqui vamos mostrar, de forma prática, quais os tipos de carregadores elétricos.
Carregadores Lentos
São equipamentos que hoje, provavelmente, você encontrará em residências ou locais de trabalho, onde os carros podem ser carregados por períodos mais longos.
A maioria dos pontos de carregamento lento são classificados em 3,6 kW e recarregam um carro elétrico em mais de 8 horas. Isso os torna adequados para carregamentos noturnos ou quando você está no escritório para um dia inteiro de trabalho.
Embora seja possível recarregar um carro elétrico lentamente, usando uma tomada doméstica de três pinos, recomendamos a instalação de uma carregador Wallbox (de parede). Além de ser mais seguro, você desfrutará de recargas mais rápidas.
Veja aqui alguns conectores de carregamento lento:
- Tipo 2 (3,6 kW – corrente alternada)
- GB/T (3,6 kW – corrente alternada)
- Plugue doméstico padrão com 3 pinos (3,6 kW – corrente alternada)
Carregadores Semi-rápidos
A maioria dos carregadores semi-rápidos são classificados em 7 kW, mas os de 22 kW também estão disponíveis.
Geralmente você pode encontrá-los em locais onde os veículos ficam estacionados por períodos mais longos, como estacionamentos, supermercados, centros de lazer e estabelecimentos comerciais.
Na maioria das vezes, os carregadores nestes locais já possuem cabo integrado, o que facilita o carregamento, mas, em alguns casos, você precisará usar um cabo próprio.
Um carregador de 7 kW fornecerá um carregamento três vezes mais rápido que uma tomada doméstica, enquanto um de 22 kW será 10 vezes mais rápido.
O tempo de carregamento varia dependendo da potência do equipamento e do carro elétrico em questão. Mas um ponto de recarga de 7 kW deve fornecer uma carga completa em 6 horas, e uma estação de 22 kW completará a tarefa entre 2 e 3 horas.
Conectores para carregamento semi-rápido:
- Tipo 2 (22 kW – corrente alternada)
- GB/T (27,7 kW – corrente alternada)
Carregadores Rápidos
Os carregadores rápidos e ultra-rápidos são a maneira mais rápida de carregar um carro elétrico.
Eles são mais comuns em eletropostos específicos dentro da cidade, áreas de serviço de rodovias ou locais próximos a estradas principais. Podem fornecer até 80% de carga em apenas 20 minutos, mas 1 hora é um tempo mais realista.
Um carregador rápido geralmente fornece cerca de 50kW (125A) e podem utilizar alguns tipos de conectores como: Tipo 2, CHAdeMO ou CSS.
Esses são os tipos de carregadores mais comuns encontrados em eletropostos, tornando-se o padrão do mercado na última década.
Conectores para carregamento rápido:
- Tipo 2 (43 kW – corrente alternada)
- CCS (50kW – corrente contínua)
- CHAdeMO (50kW – corrente contínua)
- GB/T DC (50kW – corrente contínua)
Carregadores Ultra Rápidos
Da mesma forma que os carregadores rápidos são a maneira mais rápida de carregar um carro elétrico. Eles também tendem a ser encontrados em locais específicos dentro da cidade, áreas de serviços de rodovias e beiras de estrada.
Entre os especialistas, eles já são considerados os queridinhos do mercado, dado que permitem um baixo tempo de carregamento, mesmo para carros que possuem uma bateria recarregável maior que o comum.
Sua potência de carregamento pode começar em 100kW chegando até a 350kW. O tempo de uma recarga até 80% da bateria para esse tipo de carregador não costuma passar de 20 minutos.
Conectores para carregamento ultra rápido:
- CCS (50 – 350 kW – corrente contínua)
- CHAdeMO (50 – 150 kW – corrente contínua)
- GB/T DC (50 – 250 kW – corrente contínua)
Como encontrar pontos de recarga para seu carro elétrico
Essa dica é para quem quer descobrir o seu novo lugar favorito para carregar!
O aplicativo Tupinambá nasceu para melhorar a experiência de recarga de veículos elétricos no Brasil.
Com o app Tupinambá, você consegue:
- Buscar pontos de recarga, com filtros aprimorados e próximos à você;
- Reservar carregadores com antecedência;
- Liberar a recarga na estação;
- Realizar o pagamento com poucos toques.
Nosso aplicativo é bastante intuitivo e foi pensado para facilitar o dia-a-dia do motorista de carro elétrico.
Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS e você pode fazer o download agora mesmo, no Google Play ou na App Store.
A importância dos eletropostos públicos
Vale lembrar que os postos públicos são bastante importantes, principalmente se queremos criar iniciativas sustentáveis na nossa cidade ou bairro.
Além disso, os eletropostos públicos garantem mais tranquilidade e praticidade na hora de viajar. Ter uma infraestrutura robusta de carregamento incetiva a mais pessoas adotarem o carro elétrico, uma vez que possibilita o motorista a carregar em qualquer lugar que precisar.
No entanto, de acordo com um estudo do National Idaho Laboratory, mais de 83% dos motoristas de veículos elétricos fazem o carregamento de seus carros em casa.
E para entender melhor como funciona o carregador de carro elétrico domiciliar, leia nossa matéria sobre isso.
Quanto custa carregar carros elétricos no posto?
Sobre o valor de recarga do carro elétrico nos eletropostos, o portal InfoMoney comenta que:
“O valor exato depende da região em que você mora porque cada estado possui um custo diferente de energia elétrica. Considerando uma taxa de R$ 0,92 KWh (valor médio cobrado em São Paulo), os modelos mais baratos, como o E-JS1 e o Kwid elétrico, custam cerca de R$ 30 para carregamentos que vão de 0 a 100%.”
E, no site da Webmotors, eles também explicam sobre a quantidade de quilômetros que esse modelo elétrico da JAC Motors consegue fazer:
“O carrinho tem 300 km de autonomia, que é um número menor do que estamos acostumados a ver em EVs no Brasil, mas suficiente para quem usa o carro para trabalhar e roda (bem) menos de 100 km por dia.”
Leia também a nossa matéria sobre o grande aumento no número de eletropostos no Brasil.
Mas e aí? Quanto custa o km de um carro elétrico?
O canal Garagem 360 fez uma comparação que, até quem talvez não queira saber nada sobre custo de energia, vai conseguir entender:
“Segundo os cálculos apresentados pela Ford, a economia anual com custos de manutenção e abastecimento para quem roda cerca de 60 mil km/ano chega a R$ 40.680. A premissa é de que o custo médio por quilômetro rodado no modelo convertido para eletricidade é de R$ 0,215, contra R$ 0,895 do carro original.”
40 mil reais a menos em qualquer orçamento é realmente muito dinheiro, concorda?
Cenário nacional
No mês de julho de 2022, em matéria de O Globo, vimos que os Estados Unidos e a China ultrapassaram o marco de 5% de novos automóveis elétricos.
É evidente que, por serem protagonistas da iniciativa de energia limpa, esses países estão bem mais avançados do que o nosso Brasil quando o assunto é eletroposto, por exemplo.
De acordo com matéria do site Época Negócios em abril de 2022: “No Brasil há 850 eletropostos, que abastecem os 100 mil veículos em circulação.”
Porém, em junho de 2022, a Shell inaugurou o primeiro eletroposto que faz parte de um projeto que tem mais 34 postos como meta, só na região sudeste do país.
A linha de eletropostos da Shell se chama Shell Recharge e esse é apenas um dos vários projetos, apenas neste ano, para a criação de novos eletropostos.
Um dos grandes desafios enfrentados nessa área é a desinformação a respeito da transformação da mobilidade urbana em elétrica.
Ou seja, o número de estações de recarga está crescendo de acordo com o esperado para nossa demanda de carros elétricos. Então, temos todos os motivos possíveis para ficarmos otimistas em relação a isso.
Como a Tupinambá ajuda a mudar essa realidade
Hoje, a Tupinambá oferece uma solução integrada de ponta a ponta, desde aplicativo ao carro carregado.
Nosso portfólio conta com:
- Carregadores
- Software de gestão
- Serviços
- Aplicativo
- Mídia de Publicidade
Acesses nossas Soluções Tupinambá!
Oferecemos a melhor experiência de recarga para motoristas!
É vantajoso ter um carregador em casa?
Depois de comprar um veículo elétrico, você pode ficar em dúvida com a ideia de instalar um carregador doméstico por ser uma despesa adicional. Até porque você usou seu carro a combustão sem instalar uma bomba de gasolina na garagem. No entanto, existem muitos benefícios em ter um carregador residencial.
E aqui vamos mostrar porque ele compensa.
Conveniência e segurança: Como muitos proprietários de veículos elétricos perceberam, o melhor lugar para carregar seu elétrico é em casa. Com uma estação de recarga em sua garagem, tudo o que você precisa fazer é se lembrar de conectar quando chegar em casa. Você pode acordar com a bateria cheia e dirigir sem se preocupar com a autonomia.
Previsibilidade e menor custo: Carregar o veículo elétrico em casa pode ser mais barato, uma vez que alguns pontos de recarga públicos já estão cobrando pelo uso e o valor acaba sendo maior que a tarifa residencial. Além disso, dependendo do carregador residencial, é possível saber exatamente quanto de energia você consumiu. O uso de carregadores Smart com software de gestão de carregamento, permite maior controle dessas despesas.
Longa vida útil: Como são equipamentos fabricados seguindo rigorosos padrões de qualidade, eles acabam sendo muito duráveis, ou seja, você usará por um longo tempo. Eles também são compatíveis com diferentes marcas de carros, o que significa que você pode trocar seu veículo elétrico sem precisar de um novo carregador.
Valorização do imóvel: Para imobiliárias e proprietários de imóveis, estações de carregamento é uma forma de oferecer um diferencial frente a outros imóveis e atrair donos de veículos elétricos. A demanda por veículos elétricos está aumentando consideravelmente e os carregadores acabarão sendo uma comodidade esperada no local, como internet banda larga de alta velocidade.
Enfim, um carregador residencial é com certeza uma opção que não pode faltar na vida de quem dirige um carro elétrico já que, como vimos, a maior parte dos carregamentos acontece em casa e isso traz diversos benefícios.
Mas quanto isso vai me custar na conta de luz?
Essa é uma pergunta muito comum, e o cálculo acaba sendo praticamente o mesmo feito para descobrir quanto o chuveiro elétrico gasta com energia.
Você precisa multiplicar a potência do carregador (dado em quilowatts – kW) pelo tempo em que o carro ficou carregando. Com isso, você chegará ao valor de energia consumida em quilowatt-hora (kWh).
O preço do kWh é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a tarifa varia de estado para estado. A média nacional fica entre R$0,50 e R$0,60, mas nada impede de regiões terem preço próximo a R$1,00 ou mais baixo, na casa dos R$0,30.
Por vias de exemplo, vamos considerar uma tarifa de R$1,00 por kWh.
Um carregador de carro elétrico com potência de 7,4 kW, carregando um veículo durante sete horas irá consumir cerca de 51,4 kWh de energia.
Sabendo que o preço do kWh é R$1,00, o preço das sete horas carregadas será cerca de R$51,40.
Dependendo da capacidade da bateria, esse será o valor para carregar 100% da bateria.
Locais com Ponto de Recarga
Existe uma lista de lugares onde geralmente você pode encontrar um carregador de carro elétrico com mais facilidade. Alguns desses lugares são:
- Shoppings
- Estacionamentos
- Supermercados
- Centros comerciais
- Aeroportos
- Posto de carregamento
E para encontrar pontos de recarga pela região ou saber se há estação próximo de você, use o aplicativo Tupinambá.
Conclusão
Esperamos que esse texto tenha trazido uma resposta para a pergunta “onde carregar carro elétrico?”.
Afinal, o que queremos são mais eletrificados rodando pelo Brasil.
Inclusive, se você já está convencido e pronto para entrar de vez no mundo dos carros elétricos, confira essa matéria sobre “Os carros elétricos mais baratos do Brasil”.