O uso de carros elétricos no Brasil já é uma realidade e vem simplificando a vida de muita gente. Dentre as melhorias que a tecnologia trouxe, podemos citar o conforto e praticidade que é poder abastecer o carro em sua própria casa, sendo que para isso é apenas necessária uma conexão de tomada 3 pinos, para ligar o carregador portátil, ou um carregador Wallbox.
No entanto, nem sempre contamos com tempo disponível o suficiente para conseguir abastecer o carro por meio de uma tomada convencional. Caso você já tenha feito a experiência, deve saber que a recarga pode demorar horas e tempo é algo que a maioria de nós sente falta.
Além disso, nem sempre as tomadas ou carregador portátil contam com proteções adicionais ou instalação dedicada para carregamento de veículos elétricos.
Como alternativa, a maioria dos motoristas de veículos elétricos costuma recorrer aos carregadores wallbox – ou carregadores de parede, como também são chamados – de carros elétricos. Esse equipamento junta a praticidade que você busca com o conforto de permanecer em casa e um carregamento até 4 vezes mais rápido que a tomada residencial.
Cada vez mais a busca por esse tipo de estação de recarga aumenta, já que faz total diferença na vida dos motoristas de carros elétricos. Mas antes de qualquer coisa, vamos buscar definir o que é esse aparelho, como ele funciona e como você pode utilizá-lo para otimizar o seu dia.
- O que é um carregador wallbox?
- Como funciona um wallbox?
- Tipos de wallbox no mercado
- Como utilizar um wallbox?
- Por que ter um carregador de parede?
- Quanto tempo leva para carregar o carro com um carregador wallbox?
- O que é necessário para instalar um wallbox?
- Quanto custa um wallbox para carregar veículos elétricos?
- Conclusão
Table of Contents
ToggleO que é um carregador Wallbox?
O próprio nome do dispositivo já nos traz uma pista sobre o que é o Wallbox, afinal, o nome junta dois termos em inglês, ou seja, “wall”, que quer dizer parede, e “box”, que quer dizer caixa. Assim, podemos compreender um Wallbox como uma “caixa de parede” que utiliza corrente alternada (CA) para recarregar veículos elétricos.
Normalmente, ele é instalado em parede ou totem e se destaca por trazer mais segurança para o veículo e praticidade para a vida dos motoristas, se comparado ao carregamento na tomada. Por exemplo, muitos motoristas optam por deixar o carro carregando a noite inteira para poder utilizá-lo no dia seguinte.
Entretanto, nem sempre se pode garantir que o abastecimento durante a noite, sem utilizar um equipamento mais potente, seja o suficiente para manter o carro abastecido durante o dia. Desse modo, o carregador wallbox é a melhor alternativa para quem carrega a bateria diariamente, como é o caso de pessoas que realizam entregas ou fornecimento.
Enquanto uma tomada doméstica pode proporcionar uma potência de carregamento em torno de 3,6 kW, o carregador wallbox garante uma potência até 7,4 kW, e dependendo do tipo de rede elétrica do local, pode fornecer até 22 kW.
Por exemplo, o abastecimento da bateria de 40 kWh de um carro elétrico poderia levar em torno de 13,3 horas com o uso de uma tomada convencional da sua casa. Porém, ao utilizar um Wallbox pode-se experimentar uma redução de 8 horas nesse tempo de espera. Além disso, se o Wallbox a qual você for recorrer seja de 22 kW, será possível fazer todo o abastecimento em apenas duas horas.
Como funciona um Wallbox?
Basicamente, assim como qualquer carregador de dispositivos eletrônicos (celular, notebook, barbeador elétrico, power bank, caixinha de som etc), os carregadores wallbox fornecem energia da rede para carregar a bateria do carro elétrico. Para isso, ele é conectado à rede elétrica por um circuito dedicado que pode suportar uma carga superior a um circuito doméstico normal.
Quando conectado ao veículo, o sistema do carregador se comunica com o veículo para avaliar quanta energia o cabo é capaz de fornecer e quanta energia o veículo pode receber. Essa verificação determina a potência de carregamento.
Como mencionado anteriormente, o carregador wallbox possui uma ampla faixa de potência, suportando até 22 kW, dependendo da marca e modelo do equipamento. Lembrando que é recomendado que a instalação do equipamento seja feita por um profissional capacitado.
Este tipo de carregador é ideal para carregamento de carros elétricos em residências, pois sua instalação possui proteções adicionais, garantindo maior segurança e proporciona menor tempo de recarga.
Tipos de Wallbox no mercado
Quem opta por utilizar um carregador wallbox poderá escolher entre dois tipos no mercado: o carregador wallbox padrão (standard) ou carregador wallbox inteligente (smart), cada um seus benefícios e particularidades.
Para a primeira opção, como o próprio nome sugere, é um equipamento mais simples e sem funcionalidades extra na hora do carregamento.
Por outro lado, o modelo smart é a versão mais inteligente do carregador e permite conexão wi-fi, configuração do modo de carga, controle de acesso e monitoramento remoto.
Como utilizar um Wallbox?
O uso convencional de um Wallbox não tem mistério algum, seja ele privado, localizado na garagem da sua residência, ou aqueles encontrados em locais públicos e públicos-privados como em shoppings, supermercados e aeroportos.
Para carregar o veículo utilizando um carregador wallbox, basta conectar o cabo no plugue do veículo, aguardar que o equipamento faça a verificação de segurança com o veículo e comece a carregar. Esse processo acontece de forma automática.
Dependendo do local a ser realizada a recarga, o equipamento apenas pode ser utilizado mediante a um cadastro prévio. Assim, o carregamento apenas inicia após o motorista desbloquear o carregador utilizando cartão RFID ou aplicativo de celular.
Por que ter um carregador de parede?
Muitos se perguntam se o investimento em um Wallbox é realmente necessário, uma vez que se pode recorrer a métodos alternativos de abastecimento, como a tomada convencional. Como já mencionamos, o carregamento utilizando um carregador wallbox proporciona maior segurança e velocidade na recarga, sendo recomendado o uso da tomada tradicional apenas em casos de emergência.
Entretanto, esses não são os únicos motivos pelo quais você deve considerar ter um Wallbox em casa. A seguir vamos apresentar outras razões pelas quais você deverá recorrer a esse aparelho, confira!
Praticidade
A maior vantagem do carregador de parede é sua praticidade. Você estaciona seu carro depois do trabalho, conecta-o ao ponto de carregamento durante a noite e está pronto para sair no dia seguinte.
Economia
Dependendo da modalidade tarifária do local em que o carregador esteja instalado, pode haver variação no valor da tarifa cobrada, conforme o dia e horário do consumo da energia, como é o caso da tarifa branca para residências.
O uso de um carregador wallbox que possua a função smart permite que o motorista configure o modo de carga para interromper o carregamento em horários de alta demanda e retome em horários que a demanda de eletricidade esteja menor, proporcionando mais economia.
Tempo de carregamento reduzido
Ao utilizar um carregador wallbox para carregar o veículo invés da tomada convencional, o tempo de carregamento reduzirá pela metade. Esse tempo será menor ainda caso o carregador tenha maior potência. Utilizando um carregador de 22 kW, por exemplo, o tempo de recarga por diminuir em torno de 90%.
Carregamento programável
Outra vantagem bem significativa com o uso do Wallbox é a capacidade de programar quando o carregamento deverá acontecer. Dessa forma, você tem maior domínio sobre a sua rotina e evita ter que parar para colocar o carro para carregar. Entretanto, é preciso lembrar que essa função está disponível apenas nos modelos smart.
Bloqueio do carregador para pessoas não autorizadas
Com o wallbox smart é possível ainda garantir maior controle e segurança! Isso porque ele possibilita fazer configurações restringindo o acesso e uso de pessoas não cadastradas ou autorizadas.
Quanto tempo leva para carregar o carro com um carregador Wallbox?
Depende. Ao utilizar um carregador wallbox para carregar um carro elétrico, é importante entender que o tempo de recarga pode variar devido a alguns fatores:
- potência de carregamento do veículo (carregador on-board),
- potência da estação de recarga,
- capacidade da bateria.
Nem sempre o carregador mais potente irá carregar o veículo mais rápido. Isso acontece porque o que tiver a menor potência, entre o carregador e o veículo, determinará o tempo de recarga.
Por exemplo, se você usar um carregador com potência de 22 kW para carregar um veículo que suporta até 11 kW, a recarga será realizada com apenas 11 kW, por ser o limite estabelecido pelo veículo.
Para calcular o tempo de recarga do carro elétrico, divida a capacidade da bateria do veículo pela potência do carregador. Supondo que a capacidade seja de 40 kWh e a potência de recarga de 7,4 kW, o tempo de carregamento será por volta de 5h30min. No entanto, se esse mesmo veículo suportar recargas em 22 kW, o tempo de carregamento será de aproximadamente 2 horas.
De qualquer forma, o tempo de recarga de um carro elétrico pode ser reduzido em quase 90%, se o motorista utilizar um carregador wallbox ao invés do carregador portátil ou emergencial conectado em uma tomada convencional de uma residência.
O que é necessário para instalar um Wallbox?
Uma das primeiras coisas a serem feitas na hora de planejar a instalação de um carregador wallbox é entender o tipo de local onde o equipamento será instalado. Geralmente, realizar uma instalação em casa é mais simples do que em um apartamento ou condomínio, por exemplo.
Em geral, a instalação é mais fácil e barata se o local onde o veículo ficar estacionado for perto de algum ponto onde tenha energia. Isso facilita na hora de fazer a conexão com o quadro elétrico.
Caso o local não tenha ponto disponível na proximidade, provavelmente será preciso realizar algum tipo de obra de infraestrutura para fazer essa conexão, aumentando a complexidade e o custo de instalação.
Outro ponto necessário ao instalar um wallbox é verificar se o sistema elétrico do local está preparado para suportar a carga adicional de um carregador de carro elétrico.
Uma dica comum para verificar se o sistema precisará de ajuste de carga é olhar se quadro geral possui espaço disponível para disjuntores adicionais.
No entanto, é sempre recomendado o auxílio de uma pessoa ou equipe técnica qualificada para este tipo de serviço a fim de evitar quaisquer tipos de danos ou complicações futuras.
Quanto custa um Wallbox para carregar veículos elétricos?
Tenha em mente que o preço de um carregador para carro elétrico muda muito a depender do tipo, marca, potência e recursos disponíveis. Um Wallbox Smart será relativamente mais caro que uma opção padrão devido às suas funcionalidades extras.
Entretanto, é possível encontrar o equipamento dentro de uma faixa de preço entre R$4.000 e R$10.000.
Recomendamos que você analise qual sua necessidade, recursos desejáveis, preço, além de buscar por avaliações de demais consumidores antes de tomar a decisão de comprar. Isso será fundamental para que você consiga comprar o carregador mais adequado a sua realidade.
A partir dessas respostas será possível pensar no Wallbox perfeito para você.
Conclusão
Embora seja possível carregar a bateria de um carro elétrico utilizando carregadores portáteis ou de emergência, um carregador mais potente e que possua mais itens de proteção, como é o carregador wallbox, pode ser mais seguro e te economizar mais tempo.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é um carregador wallbox, como ele funciona, os benefícios em possuir um e os principais pontos de atenção ao instalar um, seja na sua residência ou qualquer outro local que tenha a oportunidade de oferecer um ponto de recarga para motoristas de veículos elétricos.
Caso você esteja considerando adquirir um carregador wallbox, entre em contato com nossa equipe de especialistas para encontrar a melhor solução para sua necessidade.