Os carros elétricos da Tesla foram um dos primeiros veículos eletrificados atualmente disponíveis a ganhar fama e interesse no mundo inteiro. Um dos fatores desse grande reconhecimento se deve à grande revolução no mercado automobilístico.
A Tesla não foi a primeira fabricante de carros elétricos. No começo do século 20, a produção de carro elétrico ganhou popularidade, sendo um dos modelos mais famosos o Ford Model T. No entanto, avanços com os carros a combustão contribuíram com o declínio dos elétricos.
Eles voltaram a ganhar espaço recentemente, no início do século 21, devido a diversas melhorias na tecnologia envolvida e na forma de armazenar a energia para fazer o veículo se locomover.
E nesse período, surge a Tesla, uma pequena startup do Vale do Silício que anuncia a produção de carros elétricos esportivos de luxo com a capacidade de percorrer cerca de 300 km com uma única carga. O anúncio da montadora e o sucesso subsequente estimularam muitas grandes montadoras a acelerar o trabalho em seus próprios elétricos.
Ao contrário de outras montadoras multinacionais de veículos elétricos, comprar um carro Tesla no Brasil não é tão simples, pois há poucas concessionárias e revendedoras autorizadas.
Ao longo deste conteúdo você conhecerá a história da Tesla, o que fez a empresa se transformar em um negócio de sucesso, os principais modelos da marca, como adquirir um e entender as vantagens de comprar um carro elétrico.
Table of Contents
ToggleHistória da Tesla
A empresa foi fundada em 2003 na cidade norte-americana de São Francisco, estado da Califórnia, pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Seu primeiro grande salto ocorreu no ano seguinte, quando recebeu um aporte financeiro do bilionário Elon Musk, que injetou US $6,5 milhões de dólares.
O nome da empresa é uma homenagem ao cientista Nikola Tesla, considerado um revolucionário nos conceitos sobre corrente elétrica e fornecimento de energia.
Na visão da Tesla, a ideia era ter energia alternativa, vinda do gás natural ou até do hidrogênio. Decidida a fonte, o segundo passo foi definir estrategicamente qual o público-alvo.
A Tesla foi planejada para ir além dos conceitos ecologicamente sustentáveis, mas os veículos não tinham um visual atrativo e nem um bom desempenho. A partir disso, surgiu a meta: se a marca entraria no ramo automotivo, ela seria a melhor.
Esse conceito definiu a visão da Tesla: “Criar a empresa de automóveis mais atraente do século XXI, impulsionando a transição do mundo para veículos elétricos”, enquanto sua missão é “Acelerar o advento do transporte sustentável, trazendo carros elétricos atraentes para o mercado de massa o mais rápido possível”.
Depois de três anos de pesquisas e testes, a Tesla apresentou ao mercado o primeiro protótipo de um veículo com a essência da marca.
O Tesla Roadster, um conversível luxuoso de dois lugares inspirado no chassi Lotus Elise, entrou na linha de produção em 2008.
Nessa época, os engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning deixaram a empresa, e Elon Musk tornou-se o CEO da marca, em outubro de 2008.
Segundo a marca, ao longo de quatro anos de produção, as vendas superaram as previsões e atingiram cerca de 2.600 unidades do modelo.
Neste mesmo ano, a Tesla foi em busca de novos clientes e resolveu lançar o segundo veículo elétrico, agora com menor valor de mercado: batizado como Model S, é um carro sedan esportivo de luxo com quatro portas e espaço para sete pessoas.
Com as vendas em crescimento a partir do lançamento do Model S, a Tesla apostou no investimento em estações de abastecimento para os veículos, as denominadas Superchargers.
Essas estações de abastecimento foram montadas estrategicamente entre diversos estados norte-americanos para dar autonomia aos motoristas. De acordo com a montadora, a carga total dos veículos levava aproximadamente uma hora. Como atrativo, o abastecimento do veículo era gratuito.
Na sequência, o terceiro lançamento foi o Tesla Model X, o primeiro SUV da empresa. O carro foi apresentado em 2012, mas sua produção começou apenas em setembro de 2015.
O quarto lançamento foi o Tesla Model 3, um sedan de cinco lugares. A apresentação mundial aconteceu em 31 de março de 2016 e as primeiras 30 entregas ocorreram em 28 de julho de 2017.
O quinto veículo da empresa foi o Tesla Model Y, o segundo SUV esportivo da marca, sendo um pouco menor em relação ao Tesla Model X. A empresa o apresentou em 14 de março de 2019 e as primeiras unidades foram entregues em 13 de março de 2020.
Como a Tesla ficou tão famosa?
Com o pioneirismo e apostas do CEO Elon Musk, a Tesla é vista no mercado de veículos automotores como uma revolucionária.
Ao longo desses quase 20 anos, a empresa ganhou reconhecimento mundial por trazer, entre outras coisas, o que existe de mais moderno em tecnologia especial para a fabricação de veículos elétricos.
A Tesla atua no mercado de carros de luxo, e por isso seus compradores anseiam por muitos diferenciais. Neste conceito, o destaque tecnológico é a assistência à direção com o Autopilot.
Apesar dessa automatização da direção através do Autopilot, nenhum dos carros da Tesla são considerados totalmente autônomos. Na escala da SAE J3016, eles podem ser considerados de nível 2, ou “semiautônomos”. A SAE é a sigla de Society of Automotive Engineers, Sociedade de Engenheiros Automotivos, que é um órgão que regula, estuda e educa projetos automotivos nos Estados Unidos.
Por causa disso, mesmo que o modelo do veículo Tesla possua o Autopilot, o motorista é obrigado a manter as mãos na direção, conforme a decisão da legislação de trânsito.
Outro investimento pesado que a Tesla faz em seus modelos são os itens de segurança. O ganho com isso é que todos eles conquistaram nota máxima em testes de colisão feitos por instituições especializadas.
O foco em tecnologia, inovação, aliado à satisfação dos clientes deram à Tesla a liderança entre as marcas automotivas do mundo no ano de 2021, e até o momento segue no topo da lista.
Além de bater o recorde de veículos entregues, o Tesla Model 3 foi o carro elétrico mais vendido em 2021, elevando a receita em cerca de 65%.
Modelos de carros Tesla
Em função da tecnologia avançada e por serem carros luxuosos, a linha Tesla de veículos elétricos à disposição ainda é pequena.
Tesla Roadster
O Tesla Roadster, um conversível luxuoso de dois lugares inspirado no chassi Lotus Elise, entrou na linha de produção em 2008.
O veículo tem características particulares: capacidade de chegar a 100 km/h em apenas quatro segundos, com 350 km de autonomia e movido a uma bateria de 6831 células de íon de lítio, parecida com as usadas em eletrônicos, como celulares e notebooks.
Tesla Model S
A Tesla lançou seu segundo carro, batizado como Model S, um sedan esportivo de luxo com quatro portas e espaço para sete pessoas. Por US$ 63 mil, era possível adquirir uma unidade. O veículo elétrico tinha autonomia de 426 km, maior do que o Roadster,com apenas uma carga de bateria.
Premiado, o Model S ganhou o selo cinco estrelas nos testes das agências reguladoras do governo dos Estados Unidos de segurança, pois possui as seguintes características em destaque: oito airbags, além dos básicos laterais, de cabeça e frontais, além da proteção para os joelhos e pélvis dos ocupantes.
Tesla Model X
Com a maior potência e aceleração que qualquer SUV, o Tesla Model X possui o melhor desempenho da categoria . A arquitetura atualizada da bateria permite que as configurações Long Range e Plaid concluam corridas consecutivas sem degradação do desempenho.
O Tesla Model X, na versão 2023, é um veículo SUV de grande porte, com dois ou três motores 100% elétricos e quatro portas, onde as dianteiras têm acionamento elétrico e as traseiras apresentam um design estilo asa ou “Falcon Wings”. Dessa maneira, elas facilitam o acesso aos bancos da segunda e terceira fileira, mesmo nos lugares mais apertados.
Além disso, o veículo dispõe de um espaço configurável para até sete passageiros, tração integral, apresenta o maior para-brisas panorâmico de vidro em produção e é o primeiro SUV a receber a classificação máxima de segurança.
A potência e a aceleração são mais rápidas do que qualquer outro SUV, o que coloca o Tesla Model X como o SUV mais potente já construído.
Com uma carga completa, o Tesla Model X possui autonomia para rodar até 580 km na versão Long Range e até 547 km na versão Plaid.
Carregando a bateria em uma estação de carga ultra rápida, a bateria do Tesla Model X pode atingir 80% da capacidade máxima em apenas 39 minutos.
Tesla Model 3
O Tesla Model 3 é um veículo do tipo sedan com motor totalmente elétrico, quatro portas e espaço para até 5 passageiros. Esse é o veículo de entrada da linha da montadora. O Tesla Model 3 é o primeiro carro construído na plataforma de terceira geração.
Essa estratégia foi desenvolvida para reduzir o preço de entrada dos veículos elétricos, sem comprometer a autonomia e o desempenho.
O Tesla Model 3 tem autonomia para rodar, com apenas uma recarga, até 448 km na versão Standard Range Plus, 614 km no modelo Long Range e 567 km com a versão Performance.
A bateria do Tesla Model 3 também pode ser carregada até 80% da capacidade em menos de 1 hora.
Tesla Model Y
O Tesla Model Y é o SUV compacto 100% elétrico mais versátil do mundo, com espaço para até sete passageiros. O veículo possui as versões Long Range e Performance.
Na versão Long Range, o veículo consegue percorrer 507 km com uma carga completa, já a versão possui autonomia de 480 km, ambos são equipados com dois motores e tração integral.
Em uma estação de recarga Supercharger, as baterias desse modelo podem atingir até 80% de sua capacidade máxima em apenas 39 minutos.
Cybertruck
A Tesla Cybertruck se denomina um utilitário melhor que caminhão, mas com performance de um carro esportivo.
Ele deve sair de fábrica com três motores elétricos, com 800 cavalos. A pick-up poderá fazer de zero a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. O modelo também deve ter uma versão com apenas dois motores, que é capaz de fazer de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Já a versão com apenas um motor pode atingir os 100 km/h em 6,5 segundos.
O modelo, que possui um design peculiar, é construído com um invólucro externo feito para máxima durabilidade e proteção do passageiro. Alguns componentes são feitos em aço inoxidável e os vidros possuem blindagem. Além disso, o veículo apresenta diversos outros recursos de direção e performance.
Tesla Semi Truck
O Tesla Semi Truck deve chegar ao mercado com duas versões: uma para até 482 km e a segunda para até 804 km.
Ele apresenta três eixos, sendo que os dois traseiros são os de tração. Cada uma dessas rodas possui um motor elétrico, somando um total de quatro propulsores independentes.
Com uma carga de 36 toneladas, o Tesla Semi Truck acelera até os 96 km/h em 20 segundos e promete ter um consumo de energia menor que 2 kWh por milha percorrida.
Na parte da segurança, o caminhão vem de fábrica com recursos de segurança que combinam controles avançados de motor e freio, com o intuito de oferecer tração e estabilidade em todas as condições.
Outro destaque do Tesla Semi é seu tempo de recarga: segundo a marca, a bateria pode atingir 70% de carga em 30 minutos.
6 recursos de um carro Tesla
Os veículos elétricos da Tesla possuem uma série de recursos que facilitam a vida dos motoristas. Acompanhe abaixo seis desses atrativos.
Piloto automático
Os modelos da linha de veículos da Tesla são equipados com um sistema de assistência ao motorista, chamado Autopilot.
O recurso permite que o motorista dirija, acelere e freie automaticamente dentro de sua faixa. A função não substitui o papel do condutor, mas visa facilitar a condução e reduzir os acidentes.
De acordo com a montadora, os novos modelos da Tesla têm 8 câmeras e 12 sensores que fornecem uma visão 360º dos arredores do veículo.
Defesa contra ataques biológicos
Os veículos Model X e o Model Y da Tesla, bem como as versões mais recentes do Model S e do Model 3, estão equipados com um sistema de filtragem que evita que produtos químicos tóxicos entrem na cabine do carro.
O sistema de filtragem bloqueia desde poluição e bactérias, até pólen.
Conectividade e interatividade
A Tesla disponibiliza no seu sistema de entretenimento aplicativos como YouTube, Netflix e Hulu.
O sistema também possui várias opções, incluindo Teatro, Arcade, Toybox e Browser. Com a configuração Arcade, os motoristas podem usar os botões do volante ou um controlador USB para se divertir com jogos completos.
A maioria dos recursos de entretenimento está disponível apenas quando o carro está estacionado, mas muitos motoristas declararam que isso ajudou a passar o tempo quando os Teslas estão carregando ou presos em grandes engarrafamentos.
Suspensão a ar
Os carros da Tesla são equipados com um sistema inteligente de suspensão a ar com elevação automática, que muda com base nas coordenadas de GPS do seu veículo.
Os motoristas também têm a opção de alterar a rigidez ou maciez da suspensão manualmente por meio do painel de controle da Tesla.
Esse recurso pode ser realmente útil se você estiver viajando pelo país e se deparar com mudanças na estrada.
Portas automáticas
O Model X da Tesla tem portas que destravam e abrem totalmente conforme o motorista se aproxima com a chave.
A opção de abertura automática é uma configuração que pode ser desativada ou ativada na tela do carro da Tesla.
A chave
Existem muitas opções, fora as chaves tradicionais, para um Tesla.
Se você não quiser usar o telefone ou o cartão, também há chaveiros exclusivos em forma de carro Tesla.
É possível comprar um carro Tesla no Brasil?
O caminho mais fácil para comprar um carro da Tesla e trazê-lo para o Brasil é contratar uma empresa especializada em importação. Dessa maneira, você só precisa escolher o modelo e fazer os pagamentos. Geralmente a margem de lucro da importadora já está embutida no valor, além da documentação burocrática para liberá-lo. Após isso, basta aguardar ser chamado para receber o veículo.
Um caminho mais tortuoso é fazer tudo por conta própria. Neste caso, o primeiro passo é comprovar um endereço fixo nos Estados Unidos, que servirá de referência para os trâmites burocráticos.
Com o carro liberado para ser transportado para o Brasil, você deve encarar uma lista de exigências do Ministério da Economia, ligadas ao comércio exterior.
Isso é de praxe para qualquer veículo que circule no país, afinal são normas de garantias ambientais e de segurança viária. Depois disso é emitida a Licença de Importação, ou seja, a autorização para que o Tesla seja despachado para o Brasil.
Caso os trâmites citados acima tenham sido atendidos, é preciso pagar os impostos do Tesla ao desembarcar em solo brasileiro.
Sobre o preço de tabela somado ao frete, incidirão 35% de Imposto de Importação, 25% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 12% de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a taxa da Marinha Mercante.
Qual o preço de um carro Tesla no Brasil?
Ao se tomar como base os preços cobrados pela importadora Direct Imports, é possível calcular os preços dos carros da Tesla para chegar ao solo brasileiro, considerando modelos zero quilômetro e do ano de 2023.
Tesla Model S
Model S – R$ 997.990,00
Model S Plaid – R$ 1.238.990,00
Tesla Model X
Model Standard – R$ 1.121.990,00
Model Plaid – R$ 1.372.990,00
Tesla Model 3
Standard – R$ 497.990,00
Model S Plaid – R$ 621.990,00
Tesla Model Y
Long Range – R$ 657.990,00
Performance – R$ 688.990,00
É importante salientar que os preços podem sofrer uma variação de acordo com a cotação do dólar.
Outra opção é apostar em um carro usado. Nesse caso, a negociação pode ser feita diretamente com algum proprietário, com uma empresa especializada em importação ou uma loja de veículos seminovos.
Por que comprar um carro elétrico?
Para quem ainda está em dúvida se um carro elétrico é ou não vantajoso, separamos os benefícios desse tipo de veículo, confira:
Sem emissões de poluentes
Se compararmos o motor elétrico com o a combustão, ele tem 30% a menos de geração de CO?.
Eficiência energética
O automóvel com motor elétrico é mais eficiente em movimento. Um motor a combustão, por exemplo, aproveita de 30% a 40% do combustível, o restante se perde no calor da combustão. Já o elétrico consegue transformar 90% da energia elétrica em movimento.
Manutenção de menor custo
Apesar da compra de um veículo elétrico ser considerada alta por alguns, os custos de manutenção são menores se comparados ao seu similar a combustão. O motivo é que o motor elétrico possui menor quantidade de peças móveis, não sendo necessário substituir itens como filtros de óleo, correia e velas de ignição, por exemplo. A manutenção pode ser resumida em limpeza, balanceamento e ajuste de freios.
Cobrança menor de impostos
Em 2014, o Governo Federal zerou o imposto de importação do automóvel elétrico, que era de 35%. Hoje, na maioria dos modelos, o imposto aplicado é de 9% e carros com propulsão eletrificada estão livres do rodízio em algumas cidades, como São Paulo.
Por fim, em alguns estados brasileiros, como Paraná, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Distrito Federal, o IPVA para carros elétricos e híbridos é totalmente isento. Em outros estados há a isenção parcial, como é o caso do estado do Ceará, Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo.
Mais silencioso
Por não ter queima de combustível, os carros de motor elétrico são muito mais silenciosos, o que acaba proporcionando uma sensação de conforto a quem está a bordo, principalmente em velocidades menores.
Menor custo por quilômetro rodado
O custo por quilômetro de um automóvel a diesel, gasolina e etanol é maior se comparado ao de um veículo elétrico. O custo de carros elétricos por quilômetro rodado é de cerca de R$ 0,11.
Melhor desempenho
Em grandes cidades onde o tráfego consiste em andar um pouco e parar, os carros elétricos são mais eficientes nas partidas, gastando energia de maneira mais equilibrada.
Conclusão
Ainda que sejam veículos que demandam alto padrão financeiro, os carros da Tesla são carros que possuem o que é de mais moderno em tecnologia para veículos automotores.
Eles aliam inovação, performance, segurança, sustentabilidade e menor custo de manutenção, tornando-se sonhos de consumo de muitos adultos.
Se você gostou deste conteúdo, encontre mais artigos sobre carros elétricos, tecnologia e mobilidade elétrica em nosso blog.
E caso ainda não conheça, baixe o App da Tupinambá. São mais de 1400 estações de recarga para você carregar seu elétrico. Tenha a melhor experiência de carregamento em poucos cliques.