Os veículos elétricos são uma alternativa de mobilidade urbana altamente sustentável, uma vez que não usam recursos como petróleo, gás e carvão como fonte primária de alimentação. Hoje, eles ainda são novidades para muitos motoristas, o que gera muitas dúvidas entre elétricos e híbridos, por exemplo.
Ao redor do mundo, esse tipo de veículo já faz parte do presente. Na China, por exemplo, foram vendidos mais de 59.000 veículos Volkswagen ID apenas no primeiro semestre de 2022.
Enquanto isso, pensando na demanda frequente por veículos eletrificados, a Ford informou que irá produzir 600 mil veículos elétricos anualmente até o fim de 2023, 2 milhões até o fim de 2026 em países da Europa e nos Estados Unidos.
Se você tem interesse em fazer parte dos motoristas de veículos movidos a eletricidade, continue lendo. Neste artigo, falaremos sobre os diversos tipos e vantagens de cada um. Boa leitura!
Table of Contents
ToggleO que são veículos elétricos?
Veículos elétricos (VE) são veículos que funcionam totalmente ou parcialmente por meio de propulsão elétrica (motor elétrico). São conhecidos também por serem muito mais eficientes que os carros convencionais, acionados por motores de combustão interna (mci). Essa eficiência acontece devido o motor elétrico converter a maior parte da energia recebida em movimento, trazendo consigo eficiência energética, baixo ruído e ausência de vibrações.
Carros elétricos também são capazes de recuperar parte da carga das baterias durante as as frenagens fazendo com que o motor se transforme em um gerador, aproveitando assim o movimento das rodas e para gerar eletricidade. Esse sistema é chamado de freio regenerativo.
Outro ponto interessante é que a bateria do VE não vicia porque possui tecnologia avançada evitando os conhecidos efeito memória, aproveitando melhor a capacidade da bateria e melhorando sua vida útil.
Benefícios dos veículos elétricos
Os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais admiradores e motoristas. Se você está em dúvidas se esse é o tipo de carro para você, confira os benefícios dos VEs a seguir.
Menos poluição
Se comparado com carros tradicionais, o elétrico gera 33% menos de CO2. Isso está atrelado a dois principais motivos:
- grande parte da produção de gás carbônico se dá durante a fabricação do carro
- o carro não emite gases de efeito estufa, incluindo CO2, durante seu uso.
Mais silêncio
O carro elétrico é muito mais silencioso do que os movidos a combustão. Para ilustrar melhor, a União Europeia até criou uma lei que obriga carros elétricos a terem algum tipo de ruído, principalmente quando estão em baixas velocidades, para prevenir acidentes com pedestres. A ausência de poluição sonora também torna a experiência de dirigir um eletromóvel muito mais prazerosa.
Mais eficiência
Quando se dirige um carro a combustão, o motor consome muito combustível para ter a mesma eficiência de um elétrico. Do total de energia contida no combustível, cerca de 80% é perdida em ineficiência, como calor, por exemplo. Isso não acontece com os veículos elétricos. Do total de energia proveniente da bateria, cerca 30% é perdida em ineficiência, porém este valor melhora com o freio regenerativo, que reaproveita a energia perdida para alimentar a bateria.
É por esse motivo que dirigir um veículo elétrico acaba sendo 90% mais eficiente do que um carro tradicional.
Mais barato
Embora os valores dos veículos elétricos possam ser considerados altos, a economia se aplica no médio e longo prazo uma vez que a energia elétrica é mais barata que os combustíveis fósseis.
E não para por aí. Os VEs também exigem menos dinheiro para sua manutenção, cerca de 30% a menos que os carros a combustão. Manutenção como troca de óleos e fluidos, velas e pequenas partes móveis acabam sendo dispensáveis. Até mesmo as pastilhas de freios ganham maior vida útil nos carros elétricos, por conta do reaproveitamento de energia do “freio motor”. Geralmente, caso alguma parte precise de conserto, os valores são, em média, 15% mais baixos.
Menor custo tributário
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre os veículos elétricos também é menor em diversos estados brasileiros e até isenção em outros, o que acaba incentivando a indústria e motoristas.
Outro incentivo tributário é o Imposto sobre Importação (IPI) de carros elétricos e híbridos que era de 7 a 25% e foi reduzido, com o decreto assinado pelo governo federal no começo de julho, passando a variar de 7% a 20%.
Tipos de veículos elétricos
Veículos elétricos funcionam com eletricidade, no entanto, existem alguns tipos que incluem o uso de combustíveis. Conheça as classificações a seguir:
Veículo Elétrico Híbrido (HEV – Hybrid Electric Vehicle)
Os elétricos híbridos (HEVs) são alimentados por um motor a combustão e um ou mais motores elétricos que utilizam a energia armazenada em uma bateria. O veículo é abastecido com gasolina para fazer o motor a combustão trabalhar, e a bateria é carregada unicamente por meio de frenagem regenerativa, não pela energia da rede via plugin. Os HEVs combinam os benefícios da alta economia de combustível e baixas emissões de gases de efeito estufa com a potência e a autonomia dos veículos convencionais.
Hoje, existe uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado. Embora frequentemente mais caros do que veículos convencionais da mesma categoria, alguns custos podem ser recuperados através da economia de combustível e incentivos fiscais.
Híbrido leve – mHEV
Esse é um tipo de carro híbrido leve, pois tem uma bateria elétrica de baixa capacidade e não tem tração elétrica. Isso faz com que os híbridos leves necessitem totalmente do motor a combustão interna para se deslocar.
O uso da bateria e um motor elétrico ajudam a alimentar o veículo e podem permitir que o motor desligue quando o veículo parar (como em semáforos ou em paradas rápidas de trânsito), melhorando ainda mais a economia de combustível.
Características
A diferença do híbrido é que, por ter uma bateria pequena, o carro consegue ter um consumo de combustível mais eficiente que os carros a combustão, ou seja, ele consome menos combustível que os a combustão, pois o motor elétrico auxilia no movimento do veículo.
Veículo Elétrico Híbrido Plug In (PHEV – Plug In Hybrid Electric Vehicle)
Como o próprio nome sugere, o veículo híbrido plug-in possui tanto um motor a combustão interna quanto um motor elétrico, que utiliza a energia armazenada em baterias para tração das rodas. Os PHEVs geralmente têm baterias maiores do que os veículos elétricos híbridos e isso torna possível dirigir distâncias moderadas usando apenas eletricidade, comumente chamado de “autonomia elétrica”.
Características
Os PHEVs podem carregar suas baterias por meio de um carregador de carro elétrico e frenagem regenerativa. O uso de energia elétrica para tracionar o veículo, em parte ou totalmente, reduz os custos operacionais e o melhora a eficiência do uso de combustível em relação aos veículos convencionais. Os híbridos plugin também podem produzir níveis de emissões de efeito estufa mais baixos, dependendo da fonte de energia e da frequência com que o veículo é operado no modo totalmente elétrico.
No híbrido plugin, a bateria é maior do que a do híbrido e a energia pode vir tanto separadamente quanto de forma conjunta, uma vez que são gerenciados por um sistema inteligente.
A bateria pode ser carregada por uma fonte de energia elétrica externa, como a rede elétrica, pelo motor à combustão interna ou por meio da frenagem regenerativa. Durante a frenagem, o motor elétrico atua como um gerador, utilizando a energia que seria perdida para carregar a bateria.
Dependendo da distância percorrida, o híbrido plugin consegue andar apenas usando o modo elétrico, trazendo mais economia no combustível para o motorista. Por outro lado, se o veículo pouco utilizar o modo elétrico e nunca for conectado para carregar, a economia de combustível será aproximadamente a mesma de um veículo elétrico híbrido de tamanho semelhante.
Veículo Elétrico a Bateria (BEV – Battery Electric Vehicle)
O carro BEV, elétrico a bateria ou 100% elétrico como também é conhecido, utiliza única e exclusivamente a energia elétrica para tracionar as rodas. Ele tem um banco de baterias maior que dos outros tipos com a finalidade de alimentar o motor elétrico. Sua bateria é carregada por meio do carregador elétrico e parte pela frenagem regenerativa.
Os veículos totalmente elétricos não emitem gases de efeito estufa enquanto dirigidos e por conta disso são comumente classificados como “zero emissions”.
Características
Como dito, o veículo elétrico a bateria possui freios regenerativos (chamados de kers) que são capazes de converter a energia usada nas frenagens, armazenando-a na bateria.
Como a única fonte de energia é proveniente da bateria, a bateria destes veículos são maiores, podendo proporcionar uma autonomia de até 600 km, a depender do veículo. No entanto, já existem protótipos com autonomia de 1000km.
Veículo elétrico com extensor de autonomia (E-REV)
O veículo E-REV (Electric Vehicle with Range Extender, ou “Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia”, em tradução livre) é um veículo totalmente elétrico com um motor alimentado a energia da bateria e um outro pequeno motor à combustão. Este segundo motor, por sua vez, tem como função gerar eletricidade extra para carregar a bateria e assim aumentar a autonomia do veículo.
Características
O motor a combustão do EREV, também conhecido como REX, é utilizado apenas para produzir energia para a bateria, não sendo conectado na tração das rodas. O modelo mais conhecido que possui extensor de autonomia é o BMW i3, no qual com o extensor, o veículo pode percorrer cerca de 335 km de autonomia.
Veículo elétrico à célula de combustível (FCEV)
Assim como os veículos 100% elétricos, os veículos à célula de combustível utilizam eletricidade para alimentar o motor e assim tracionar as rodas. A diferença é que no de célula de combustível, essa eletricidade é gerada a partir de uma reação da combinação de gás hidrogênio (principal fonte de energia) com oxigênio, ao invés de extrair apenas da bateria. Por isso são considerados 100% elétricos e não produzem gases poluentes, apenas água e calor.
Características
O reabastecimento de FCEV pode ser feito em estações de recarga e seu tanque de hidrogênio costuma levar menos de dez minutos para completar. Cheio, um veículo à célula de combustível pode rodar entre 320 a 600 km. Por fim, esse tipo de carro também minimiza a perda de energia, desligando o motor quando estão em um semáforo, por exemplo.
Carro elétrico x Carro híbrido plugin: entenda a diferença
Se você ainda está em dúvidas sobre qual carro é melhor para suas necessidades e perfil, separamos as principais diferenças e vantagens do veículo elétrico e do veículo híbrido para te ajudar. Confira a seguir.
Carros híbridos plugin
Os híbridos plugin são mais indicados para quem tem necessidade de viajar muitos quilômetros diariamente. O motivo é que, por combinar dois tipos de motores, o motorista pode tanto carregá-lo ou abastecê-lo com combustível.
Dentre as vantagens do veículo híbrido, estão:
- Não necessita de paragens obrigatórias para recarregar as baterias, já que o motor híbrido combina com o motor a combustão;
- Tem uma potência maior pois combina o motor a combustão e o motor elétrico;
- Melhor performance, entregando uma potência linear da mesma forma que ocorre com um carro 100% elétrico.
Agora, se for falar de desvantagem do carro híbrido, podemos citar que, por usar um motor a combustão como auxiliar na carga das baterias, ele tem uma manutenção semelhante a um carro motivo só a combustão.
Carros elétricos
Enquanto o veículo híbrido usa o motor de energia elétrica para ter uma performance melhor e também ter uma menor emissão de gases CO2, o carro elétrico funciona totalmente a energia elétrica e pode ser recarregado em uma fonte de energia, disponível tanto em eletropostos quanto em residências e imóveis comerciais.
As desvantagens dos veículos elétricos em comparação aos híbridos são praticamente nulas. Mas é preciso saber que o carregamento de um carro elétrico pode durar uma média de 6 a 12 horas, a depender da estação de recarga em que isso é feito.
?Os principais veículos elétricos à venda no Brasil
Está interessado em adquirir um veículo elétrico? Separamos os principais modelos vendidos aqui no Brasil para ajudar na sua escolha.
Audi RS e-tron GT
A bateria de íon-lítio de 800 volts do Audi RS e-tron GT oferece um ótimo desempenho ao fornecer energia de tração ao carro e também ao ser recarregada. O modelo combina um sistema de regeneração e pode ser carregado em tomadas residenciais de corrente alternada com capacidade máxima de 11 kW.
Em estações de recarga de 270 kW a 800 volts o carregamento para rodar por 100 km dura aproximadamente 5 minutos e o veículo oferece uma autonomia de até 472 km, de acordo com as medições WLTP
Audi e-tron Sportback
Esse modelo tem potência total de até 300 kW (408 cavalos) e torque máximo de até 664 Nm. Em seu sistema de tração totalmente elétrico, os eixos dianteiro e traseiro possuem um motor elétrico e tem uma velocidade máxima limitada de forma eletrônica a 200 km/h e pode proporcionar ao motorista até 446 km de autonomia.
Audi e-tron 4
Esse modelo é o primeiro produzido pela Audi e é equipado com dois motores elétricos, silenciosos e de emissões neutras de CO?. Além disso, o e-tron 4 é capaz de produzir 300kW e sua autonomia é de até 436 km.
BMW iX xDrive 50
Totalmente elétrico e com uma autonomia estimada de até 630 km, o BMW xDrive 50 tem 523 cv de potência e um tempo de recarga estimado de 35 minutos com carregador rápido de 250 kW. O veículo ainda acompanha com um Wallbox da própria marca – o Wallbox Essencial com 11kW de potência – e um Flex Charger, soluções de recarga da própria BMW.
BYD HAN
O BYD HAN EV é um sedã 100% elétrico da marca chinesa BYD (Build Your Dreams) e pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em um carregamento de corrente contínua com 110 kW de potência. Sua aceleração vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, possui 494 cv de potência e uma autonomia de 500 km, o que garante uma performance destacável.
Conheça os 5 veículos elétricos mais vendidos no Brasil no 1º quadrimestre de 2022
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) os cinco carros elétricos mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2022 são:
- Volvo XC40 – 629 unidades;
- Renault Kangoo – 393 unidades;
- Volvo C40 – 370 unidades;
- JAC e-JS1 – 317 unidades;
- Mini Cooper SE – 217 unidades;
Veja os detalhes de cada um a seguir.
Volvo XC40
O XC40 é um 100% elétrico com aproximadamente 418 km de autonomia que permite carregamento do zero a 80% em cerca de 40 minutos. Ele ainda pode ser carregado em um dispositivo wallbox instalado na sua residência.
Renault Kangoo
O modelo elétrico na 2ª posição é o Renault Kangoo Z.E. MAXI – um utilitário com zero emissões de poluentes e ruídos. Sua bateria tem capacidade para 33 kWh de energia, proporcionando cerca de 270 km de autonomia. Para carregar, é possível utilizar qualquer tomada com até 7 kW de potência.
Volvo C40
O Volvo C40 foi o primeiro carro 100% elétrico da marca e suas baterias alimentam dois motores elétricos, um em cada eixo, o que totaliza 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque.
O modelo conta com 444 km de autonomia e pode ir de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
JAC e-JS1
O modelo JAC E-JS1 tem baterias de fosfato de ferro-lítio com capacidade máxima de 30,2 kWh. Seu motor de 62 cv de potência e 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um ótimo desempenho, indo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
Mini Cooper SE
O BMW Mini Cooper é acionado por uma bateria de alta tensão, são 96 células divididas em 12 módulos, totalizando 32,6 kWh de energia. Seu motor tem 184 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos sem interrupções de câmbio.
Conheça os carros elétricos mais baratos no Brasil!
Conclusão
A mobilidade elétrica é uma revolução silenciosa e está em intenso progresso no Brasil. Uma vez que um carro elétrico emite menos poluente na atmosfera e muito menos ruído do que os carros tradicionais, já podemos notar que o número de adeptos a esse tipo de transporte vem se tornando cada vez mais crescente.
Hoje, os veículos elétricos são muito usados no transporte de pessoas e de cargas, por exemplo. O próximo passo, portanto, é a adesão desse tipo de carro na mobilidade urbana. Uma forma de incentivo é por meio de empresas que disponibilizam postos de carregamento, eletropostos.
Existem diversos tipos de carros elétricos, ou híbridos, e cada um atende um estilo de vida e necessidade diferente, ou seja, com certeza você encontrará um que irá preencher todo o seu checklist.
Quer continuar sua educação sobre a mobilidade elétrica? Então confira nosso texto Eletroposto: saiba o que é e como está o cenário nacional aqui no blog da Tupinambá!